​​​​​​​XVIII Colóquio Internacional Spinoza: “Natureza, trabalho e liberdade”

Informações gerais sobre o XVIII Coloquio

Local: Escola Nacional Florestan Fernandes. Guararema/SP
Período: 3 a 8 de dezembro de 2023
Entidade responsável: Grupo de Estudos Espinosanos, FFLCH-USP
Instituição colaboradora: Escola Nacional Florestan Fernandes

Comissão organizadora:
Éricka Marie Itokazu (UnB)
Francisco de Guimarães (PUC-Rio)
Homero Silveira Santiago (USP)
Luís César Oliva (USP)
Maurício Rocha (PUC-Rio)

Apoio: Grupo de Estudos Espinosanos, PPG-Fil/FFLCH, USP, Fapesp, Capes, Spinoza-Americas, PUC-Rio

Estarão abertas de 1 a 31 de agosto 1 de agosto a 10 de setembro as inscrições para apresentação de comunicações do XVIII Colóquio Internacional Spinoza, este ano com o tema “Natureza, trabalho e liberdade”. Convidamos todos para o XVIII Colóquio Spinoza que ocorrerá em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, em Guararema. 

Como em todas as edições dos Colóquios Spinoza de Córdoba, as inscrições estão abertas para pesquisadores de todos os níveis e buscamos um espaço que permitisse, a preços e condições bem mais acessíveis do que na capital paulista, a convivência por alguns dias de especialistas espinosanos de várias partes do mundo. As comunicações, em qualquer língua, terão de 15 a 20 minutos.

Sobre as inscrições:

As inscrições serão feitas pelo https://espinosanos.fflch.usp.br/xviii-coloquio-spinoza/inscricoes, onde serão inseridos título, resumo da comunicação e outras informações necessárias. Aqueles que quiserem participar do evento como ouvintes devem informar isto no ato da inscrição. Diferentemente das edições anteriores, as inscrições deste ano só serão confirmadas mediante o pagamento de 50% do valor correspondente aos dias da hospedagem. O mesmo valor pago será descontado na sua totalidade no check-out da hospedagem. O pagamento das inscrições deverá ser feito até dia 10/09/2023 20/09/2023 por todos que utilizarão hospedagem, inclusive os ouvintes. As orientações sobre a forma de pagamento das inscrições serão enviadas por e-mail aos inscritos.

  • Sobre os valores da hospedagem:

A Escola Nacional Florestan Fernandes oferecerá pensão completa (hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e coffee-break) no valor de R$180,00 por dia. Os participantes deverão indicar, no ato da inscrição, quantos (e quais) dias pretendem participar do evento, sendo o valor da inscrição correspondente a 50% do total da hospedagem.

  • Inscrição para participação no evento sem hospedagem:

1) Com apresentação de comunicação: é possível participar do evento sem estar hospedado na ENFF, porém, solicitamos que, neste caso, os participantes avisem na inscrição que não utilizarão a hospedagem.

2) Ouvintes: Aqueles que quiserem participar apenas como ouvintes, sem hospedagem, têm o prazo de inscrição estendido até o dia 15/11/2023. 

Para ambos os casos, a inscrição é gratuita, porém, recomenda-se que solicitem, no ato da inscrição, refeições avulsas pois há poucas opções de alimentação perto da ENFF. Os valores das refeições avulsas serão divulgados brevemente.


Dúvidas poderão ser respondidas por meio dos e-mails:

espinosa18.info@gmail.com(para perguntas em português)
coloquioespinosa2023@gmail.com (para perguntas em espanhol).

 

Informações importantes sobre as instalações da ENFF:

Além de auditórios, a Escola Nacional Florestan Fernandes dispõe de biblioteca, sala de apoio, salas de estudos, quadra coberta e campo de futebol, escolinha para crianças, espaço cultural e de convivência, onde poderão ser adquiridos produtos do Armazém do Campo (cafés, geleias, bebidas…). 

Os dormitórios são coletivos, variando de 4 a 8 pessoas. A distribuição dos participantes nos dormitórios será feita pela organização do colóquio, da maneira mais conveniente possível, contemplando questões de acessibilidade, sociabilidade e convivência, com consulta aos participantes.

A ENFF também oferece alimentação para vegetarianos e para aqueles que têm alguma restrição alimentar. Para tanto, os participantes receberão um formulário sobre necessidades especiais que orientem a organização da cozinha.

 

*Acompanhamento recreativo para crianças:

A Escola Nacional Florestan Fernandes dispõe de infraestrutura para aqueles que necessitam de acompanhamento recreativo para os filhos (de 0 a 6 anos) durante o período de atividades do Colóquio, pelo que solicitamos que indiquem a necessidade com antecedência e, de preferência, no ato da inscrição.

 

Como chegar na Escola Nacional Florestan Fernandes

  

Informações fundamentais sobre as atividades em parceria com
Escola Nacional Florestan Fernandes

A organização do Colóquio é em parceria com a ENFF, que propõe uma série de atividades culturais em colaboração com o Colóquio e com a contrapartida de nossa colaboração com a preservação da cultura e do espaço da Escola. Por isso, pressupõe-se que os participantes do Colóquio concordam com as propostas de atividades e normas de convívio social e manutenção da memória do Movimento elaboradas pela Escola, as quais seguem abaixo.

 

image

Alojamentos:

 - Quem organiza os alojamentos das atividades é o Setor Serviços da ENFF a partir das orientações enviadas pela coordenação (CPP) das atividades.

 - Os alojamentos na Escola Nacional Florestan Fernandes consistem em 4 (quatro) blocos de moradia – 7 quartos em cada bloco – cada quarto entre 6 e 8 camas modelo beliches – piso inferior e superior (com acesso por escadas). 

- Cada alojamento tem um banheiro próprio. É de responsabilidade da ENFF deixar organizados os alojamentos para o recebimento das atividades. Cada cama terá os kits de roupa de cama e cobertas. Para toalhas de banho a orientação é cada um/a trazer a sua. Ao final de cada atividade esses kits deverão ser entregues na lavanderia da Escola e os quartos limpos pelas pessoas que utilizaram; 

- A limpeza e organização dos quartos e dos banheiros é de responsabilidade das pessoas que estão alojadas. Materiais de limpeza e para reposição é necessário pegar na lavanderia conforme os horários combinados.

 

Alimentação:

- A Escola trabalha com um cardápio específico diário, não podendo ser alterado, pois há um plano técnico e nutricional para ser respeitado e garantido na produção dos alimentos.

- Na execução deste consideramos todas as normas técnicas e de saúde, considerando o público que recebemos em nossa Escola. A alimentação é realizada a partir das demandas - restrições alimentares, veganos/as, vegetarianos/as, e outras especificidades - que serão objeto de consulta aos participantes em formulário específico.

 

Gerais: 

- Em todos os espaços (prédios) temos totens com Álcool em gel para uso coletivo.

- Temos a unidade de saúde para casos de consultas mais imediatas. Os primeiros diagnósticos são realizados pela responsável da unidade (Médica) e ela fará as devidas orientações médicas e clínicas. Também há testes rápidos para Covid. Caso alguém teste positivo, será isolado pelo período recomendado pela médica. Caso haja casos mais graves, a Escola encaminhará para a Santa Casa de Guararema. 

- Em cada Espaço temos guarda-chuvas de uso coletivo. Após o uso, cada um deverá deixá-los deixar nos lugares indicados; 

- Sobre o Clima da Região. No período de verão temos muita chuva e calor. Por isso a unidade de saúde da ENFF orienta trazerem garrafas de água.

  

ENDEREÇO DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES 

RUA JOSÉ FRANCISCO RAPOSO
NÚMERO 1140
CEP 08900-000
BAIRRO JARDIM PARATEÍ
MUNICÍPIO DE GUARAREMA – ESTADO DE SÃO PAULO 

 

NORMAS GERAIS DA ENFF:

Horários

A pontualidade é uma postura esperada dos militantes, expressando o comprometimento político de cada um, não devendo haver atrasos para nenhuma atividade da turma, seja de estudo, trabalho ou para as místicas. O horário de silêncio é às 23:00hs durante a semana, não sendo permitido qualquer tipo de atividade que venha atrapalhar o silêncio após esse horário, exceto quando houver programação em acordo com a Coordenação Política e Pedagógica da Escola.

HORÁRIOS DA ENFF

7:00-7:30 : café da manhã
7:30-7:45 : Mística (reflexão)
8:00-12:00 : mesas e comunicações (4 horas)
12:00-13:00 : almoço
13:00-14:00 : limpeza (equipe de 12 pessoas) e descanso
14:00-19:30 : mesas e comunicações (5,5 horas)
19:30-20:30 : jantar
20:30-21:00 : limpeza (equipe de 12 pessoas) e descanso
21:00 : atividade cultural
23:00- 6:00 : Silêncio

 

Trabalho: prática pedagógica e responsabilidade militante.

Sendo o trabalho compreendido como um valor socialista e humanizador, ele deve ser exercido por todos, em rodízio de equipes, com o objetivo de garantir a limpeza diária, a produção e o bom andamento das atividades da escola.

Serão designadas tarefas específicas para atendimento das demandas de trabalho reprodutivo e necessário (louças, banheiros, copa e cozinha). Toda a organização do trabalho deverá ser divulgada nos murais do restaurante e do prédio pedagógico.

 

Uso do patrimônio da ENFF

Todo militante presente na Escola Nacional Florestan Fernandes deve ser um zelador da Escola, estar atento ao desperdício, seja de alimento, de materias de limpeza, de energia, de uso pedagógico, etc. Devendo cuidar do patrimônio material da escola, zelando contra o mau uso de equipamentos e espaços da Escola.

 

Blocos e Moradia

Todos devem zelar e cuidar dos alojamentos. A limpeza e organização dos mesmos são de responsabilidade de quem estiver ocupando o local. Cada bloco deve ter uma equipe, composta pelos coordenadores de quartos, que cuidarão dos encaminhamentos coletivos referentes à limpeza e organização diária do mesmo, envolvendo os espaços dos quartos, banheiros, sala de vivência e pátio. Após o término das atividades, deve ser realizada a limpeza e organização geral do alojamento.

Não será permitida: a mudança de Bloco e de quarto, nem colocar os colchões no piso; retirar dos quartos lençóis e cobertores, bem como colocar varais para estender roupas, que deverão ser colocadas na lavanderia. Os colchões deverão ser colocados mensalmente no sol, por questão de saúde. Também não será permitido levar materiais de uso coletivo (copos, pratos, talheres, mesas, cadeiras, etc.) e também alimentos e bebidas alcoólicas para os quartos. 

Todos devem respeitar os horários de silêncio, as boas normas de convivência, e o desenvolvimento de valores socialistas que respeitem a coletividade dos que ocupam os quartos ou moradias, devendo ser respeitada esta coletividade acima das questões individuais.

 

Equipamentos, aparelhos eletrônicos e ferramentas de trabalho.

O cuidado com o uso é de responsabilidade de todos que utilizam os equipamentos, aparelhos eletrônicos e ferramentas de trabalho da unidade, devendo ser comunicado ao coordenador da unidade caso haja avarias, roubo ou perda. Quando o equipamento sofrer danos por mau uso ou desaparecer, o custo é de responsabilidade da turma ou do responsável por usar. No caso de pratos e copos do refeitório deverá ser feita uma contagem para avaliar as perdas e será de responsabilidade da turma que dividirá os custos para reposição dos mesmos.

 

Participação das atividades coletivas

Formatura

Todos os que estão na Escola devem participar dos momentos de mística da ENFF.  A mística deve ser diária com conferência das turmas e da Brigada Apolônio de Carvalho, exceto aos domingos.

Noites Culturais

As atividades culturais são parte da programação da ENFF e dos cursos, discutidos com a Escola, portanto, é compromisso dos companheiros e companheiras a participação nestas atividades. Sempre devem possuir um caráter formativo, de intercâmbio de conhecimento e produção- expressão cultural.